quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

BANHEIROS DEVERÃO INDICAR ACESSO DE PESSOAS OSTOMIZADAS

RIO DE JANEIRO / ALERJ


A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (05/02), em segunda discussão, o projeto que levará aos banheiros públicos e privados do estado o símbolo da pessoa ostomizada – que passaram por uma intervenção cirúrgica que criou um caminho alternativo para a excreção de fezes e urina ou para alimentação e respiração.

A proposta, do deputado Márcio Pacheco (PSC), busca eliminar o estigma dessa condição e indicar a existência de banheiros adequados ao uso por pessoas ostomizadas. “A proposição dispõe sobre o uso do símbolo nos banheiros e demais lugares públicos como sendo uma forma de demonstrar aos outros usuários que naquele ambiente está uma pessoa que precisa de mais tempo e de mais medidas de higiene”, argumenta o parlamentar, para quem os banheiros adaptados para pessoas com deficiência elimina a necessidade de adaptações específicas para as ostomizadas. “Os banheiros adaptados para pessoas com deficiência têm espaço suficiente para a pessoa ostomizada”, afirma o autor do projeto, de número 1.463/12. A matéria segue agora para sanção do governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário