sábado, 15 de junho de 2013

DUPLICAÇÃO DA AVENIDA DAS FRONTEIRAS / PROJETO PRO-TRANSPORTE





A maior preocupação do comércio da Zona Norte de Natal está voltada atualmente para a duplicação da Avenida das Fronteiras, que faz parte das obras do Programa Pró-Transporte na região. A falta de informações exatas sobre as obras, principalmente as intervenções (desapropriações) ainda confundem a cabeça de moradores e comerciantes locais.

O Pró-Transporte sofreu algumas alterações em relação ao projeto original já que, desde 2004, algumas construções foram realizadas na área que seria desapropriada. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grande do Norte (SIN) a Avenida das Fronteiras será duplicada desde o trecho da Rua Pastor Joaquim de Macedo com a Presidente Médici, onde será implantado o sistema binário e unitário – mão e contramão –, até o entroncamento com a Avenida Moema Tinôco.

Serão corredores exclusivos de ônibus e ciclovias, formando o “Corredor Fronteiras”, desde a Avenida Tomaz Landim até a Moema Tinoco, passando pelas Avenidas Rio Doce e Tocantínea. O Eixo das Fronteiras terá 6,3 Km de extensão.

Com a alteração, estima-se que 273 intervenções (desapropriações) podem vir a serem realizadas ao longo de toda a obra no Eixo Fronteiras e Eixo Moema Tinoco. Segundo a SIN, as desapropriações serão realizadas de forma integrada e compartilhada, e que a obra vai agregar valor aos imóveis da região, sejam residenciais ou comerciais.
 
Av. Moema Tinoco com acesso à BR 101 (norte)

Ainda de acordo com informações da Secretaria a Escola Estadual Antônio Fagundes próxima ao viaduto das Fronteiras não será desapropriada. Dentro do orçamento das obras do Pró-transporte foi incluída a reforma da instituição de ensino, que será reformada para a construção da alça do viaduto.

Assim como em qualquer obra de engenharia, durante o processo de intervenção haverá transtornos para a comunidade. Contudo, o objetivo da SIN é amenizar os impactos durante a execução dos serviços, realizando a obra por etapas, e levando informações sobre o projeto para a população antes se de iniciar as interferências no trânsito.

No entanto, a Secretaria de Infraestrutura do Estado conta com a compreensão de todos em entender que os transtornos de hoje retornarão como benefícios para a região, e que o direito coletivo sobrepõe o individual.
 
  Viaduto Ponte Forte-Redinha

Quanto à relocação da rede de energia elétrica e posteamento das áreas afetadas pelo projeto se dará ao longo dos eixos Fronteiras e Moema Tinoco, nos pontos onde houver interferência com o projeto geométrico. As obras serão executadas sem o desligamento das redes.

Com relação à Avenida Moema Tinôco, a situação também gerou impasse, devido a uma parte da avenida está situada em Área de Proteção Ambiental (APA) de Jenipabu, no município de Extremoz, o que automaticamente tira a gerência do município sobre o terreno e passa para o Estado.  

De acordo com a SIN, o trecho da que toca a APA de Jenipabu é, na verdade, o da implantação da Rua Conselheiro Tristão, que, após cruzar o Rio Doce, atravessa pouco mais de 300 metros dentro da APA. O processo de licenciamento está em trâmite junto ao IDEMA.

Foto: Alex Fernandes
 

 Viaduto eixo Fronteiras, no Soledade, uma obra do Pró-Transporte


Quanto à construção de uma passarela sobre a Avenida Felizardo Moura não chegou a ser feita por estar dentro de uma área do DNIT – que já teria projeto urbano para o local.
Todavia, por se tratar de um subtrecho da BR 406, a jurisdição é Federal. As passarelas foram retiradas do Programa Pró-Transporte, quando este ainda estava sob a gestão do Município de Natal, ficando a cargo do DNIT.

O projeto tem início no Gancho de Igapó, compatibilizado com o projeto do viaduto que o DNIT está planejando.

A Comissão Permanente de Licitação da Secretaria recebeu no último dia 15, os documentos e propostas de quatro empresas interessadas em assumir as obras do Pró-transporte, que deverão ser iniciadas pelos trechos onde não há desapropriações de imóveis. Após a publicação do Edital, esta é a primeira etapa do processo licitatório do Projeto.

A licitação do Pró-transporte ocorre na modalidade concorrência, logo, o critério para a escolha da empresa vencedora é o menor preço apresentado para a execução das obras. A estimativa é que todo o processo licitatório seja finalizado, com um vencedor, em torno de 60 dias.

  PRÓ-TRANSPORTE

A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla, dotados de corredor exclusivo de ônibus, ciclovia e adequados às normas de acessibilidade. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco. O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.

Além disso, será implantado em pista simples o Prolongamento da Av. Moema Tinoco, desde o entroncamento com a Av. Tocantínea até a interseção com a BR-101, dando acesso ao litoral norte, bem como ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.



A partir da ordem de serviço a obra tem um prazo de 24 meses para ser concluída.

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